Nasceu em Guidoval em 29/06/1952.

 

É o filho mais velho de Maria Madalena Vieira (costureira) e José Vieira Neto (boiadeiro, açougueiro, caminhoneiro e ex-prefeito de Guidoval).

 

Aos 12 anos saiu de casa para estudar no Colégio Agrícola de Rio Pomba.

Foram sete anos em colégio interno. Nesse período foi apresentado ao violão. Começou a aprender a tocar este instrumento. Está tentando aprender até hoje.

 

No final de 1971 formou-se em Técnico Agrícola. No ano seguinte e através de concurso, ingressou na CEMIG onde trabalhou por mais de 25 anos, aposentando-se em 1997.

 

Trabalhando na CEMIG contribuiu com a eletrificação de inúmeras propriedades rurais em diversas cidades da Região da Mantiqueira, Campo das Vertentes e Central de Minas Gerais, com destaque para os municípios de São João Del Rei, Lavras, Nazareno, Carrancas, São Vicente de Minas, Bom Sucesso, Santo Antônio do Amparo, Perdões, São Vicente de Minas, Barbacena, Conselheiro Lafaiete, Esmeraldas, Betim e Pedro Leopoldo.

 

É casado há mais de 30 anos com a guidovalense Maria de Lourdes Ribeiral Vieira com quem tem uma filha: Thaís Ribeiral Vieira - Cirurgiã-Dentista, Especialista e Mestre em Periodontia.

 

Em 1982, junto com a irmã Sueli Vieira Gomes, organizou e editou o livro “Saudade Sapeense” com poesias, crônicas e contos de vários guidovalenses.

 

Em 2001 gravou o CD “Gente & Terras Geraes” com músicas de sua autoria, onde homenageia as cidades de Guidoval, Tocantins e São João Del Rei e a sua gente.

 

Durante 8 anos (1975 a 1982) compôs sambas-enredo para a “Agremiação Calouros do Samba”, cujos temas falavam somente de coisas da sua cidade natal.

 

Em 1974, em parceria com o compositor Chacal fez o samba-enredo “Quiumbandão” para a “Escola de Samba Falem-de-Mim” campeão do carnaval sanjoanense naquela ano empatada com a “Qualquer Nome Serve” do grande dramaturgo, ator e carnavalesco J. Dângelo. Nesta ocasião o carnaval de São João Del Rei era considerado  o melhor do interior do país.

 

Colabora com artigos para o jornal “Saca-Rolha” de Guidoval desde 1977.

 

Tem uma coluna no “JORNAL DE GUIDOVAL”, cujo Diretor-Presidente é o seu irmão caçula Marcílio Vieira Neto.

 

Criou e mantém um site sobre a cidade de Guidoval (http://www.guidoval.com). Só de textos são mais de 300 páginas falando da cidade, sua gente, mini-biografias, causos, fotos, músicas, vídeos, etc...

 

Recentemente criou o BloGuidoval (http://bloguidoval.blogspot.compara que os guidovalenses possam ter um ponto-de-encontro na internet.

 

Atualmente, tem pesquisado para escrever um livro contando a história do município desde 1813 até 1996.